O arroz e o Japão

10:00


Certamente se você é um da cultura japonesa ou, ao menos, da culinária, já deve ter comido o famoso “arroz” japonês que é tão utilizado em diversos pratos, sendo praticamente uma iguaria do país. Você sabe a importância desse prato para o Japão?



O arroz para o Japão é muito mais que apenas um tipo de alimento, na verdade, ele foi responsável por muitos fatos, inclusive, históricos do país.

Se olharmos para a história lá atrás, cerca de 8 mil anos A.C. no período Jomon, o arquipélago nipônico já tinha vida organizada, vivam em tribos e em casas feitas de galhos e folhas, o povo já utilizava instrumentos de pedra polida e cães haviam sido introduzidos para auxiliar na caça.

O próximo período datado cerca de um ou dois séculos A.C. é o Yayoi, o acontecimento que separa a Era Jomon para este próximo é chamado de: “Cultura do Arroz”. Com a introdução deste acontecimento houve uma enorme migração para o arquipélago e profundas modificações na vida social, política e cultural.

Para a lida desta cultura era necessário o trabalho em grupo, o agir coletivo, então, houve as divisões de trabalho e assim nasceram as classes dentro da vida em grupo, surgindo assim, os primeiros princípios de sociedade.

Homens realizando a semeadura do arroz no Nepal.
Na Era Yayoi começaram a ser criados os alicerces que seriam fundamentados a sociedade japonesa. O arroz assim tendo uma importância fundamental e extremamente significativa. Mas, não para por aí.

Na Era Kamakura, muitos e muitos anos depois, também conhecido como “tempo dos samurais” por sua ascensão e organização como classe, o arroz era tido como moeda de troca japonesa numa época de guerra, tentativas de invasão pelos mongóis e tomada de poder entre o imperador e a classe shogun.

Alguns pratos, inclusive, foram criados em determinados períodos, como o “Onigiri” (おにぎ) que significa “bola de arroz”. Surgiu em períodos de guerra, onde os guerreiros faziam pequenas bolas ou triângulos de arroz, envolviam por algas ou folhas e conseguiam levar consigo para os campos de batalha a fim de alimentarem-se.


Desde os períodos antigos até hoje, nos tempos modernos, o arroz é o principal prato da culinária japonesa, sendo cultivado e produzido diversos tipos, são feitos muitos pratos e derivados que formam a base da alimentação do homem japonês moderno. Seu nome genérico (já que cada região é cultivado um tipo de arroz e ele tem seu nome próprio) japonês é "Gohan" que pode significar "refeição" já demonstrando a importância dentro do cardápio em si.

Resultado de imagem para mischievous kiss love in tokyo gifs
Drama Japonês Mischievous Kiss: Love in Tokyo 
Muito interessante né?! A história japonesa é incrível, principalmente a partir da Era Kamakura com ascensão dos samurais, devo admitir que sou uma grande admiradora e assisto sempre que posso documentários a respeito dessa classe e dessa Era. Vou criar diversos posts sobre a história do Japão desde a Idade da Pedra até a Era Moderna, mas darei especial atenção a esse período que tanto me encanta! Hahaha

Deixe nos comentários o que você achou do post; você já sabia que havia sido graças ao arroz que houve tamanha mudança na organização do que seria hoje o Japão? E como moeda de troca? Ah, há tanta coisa para ser descoberta! Espero que você me acompanhe nessa!

Até a próxima jornada, beijinhos. Fighting! ♥♥


Sites importantes de pesquisa

Redes Sociais ⏏
Facebook: @doutroladodomundo1
Instagram: @doutroladodomundo



You Might Also Like

0 comentários

Instagram