Hangul: "sons para a instrução das pessoas"

12:53

Estátua do Rei Sejong, o Grande
Hoje enquanto estava olhando alguns perfis no instagram de atores e idols coreanos que tenho carinho, percebi o quanto gostaria de saber o coreano para poder ler as legendas e comentários, pois, sinceramente, como o Hangul e a língua coreana são lindos! ❤
Hunminjeongeum
Anterior à criação do hangul a escrita era pelo "hanja" baseado em caracteres da língua chinesa, logo, era muito complicado e difícil o aprendizado, por isso apenas nobres sabiam escrever, a maior parte do povo era analfabeto funcional.

Rei Sejong (seu reinado foi de 1418-1450) vendo a necessidade de uma linguagem para as demais classes iniciou a criação do alfabeto, mesmo muitos nobres já alfabetizados com o hanja sendo contra. Na verdade, Sejong, o Grande, ganhou esse título não somente pela criação de um alfabeto onde todos pudessem aprender e se comunicar, mas também, pelos inúmeros avanços científicos e sociais que seu reinado trouxe para a Coreia.

Em 1446, então, foi declarado a conclusão do alfabeto e ela foi difundida ao povo com o nome de "sons para a instrução das pessoas" (achei tão, tão lindo isso! Mesmo que houvesse outros interesses, foi muito bom). Com isso, o reinado conseguiu difundir cartilhas aos agricultores a respeito de tratamentos de solo, colheitas e etc, assim, fazendo-se entender por todo o país e isso foi de grande valia. O alfabeto tem até um dia nacional, inclusive, é comemorado dia 9 de outubro.

Resultado de imagem para rei sejong


E aí gostaram de saber um pouquinho sobre o Hangul? Um dos meus objetivos é aprender a língua coreana e poder mandar aqueles comentários bonitinhos e fofos para meu bias e meus oppas! ♥♥ Outro motivo também é que eu acredito que é muito respeitoso você aprender a língua de uma outra cultura que te interessa, tendo em mente que toda a história antiga, costumes, absolutamente tudo é passado através daquela língua. Não importa o quanto eu ame e estude sobre a Coreia, por exemplo, sem saber a língua, esse conhecimento será limitado.

Vou deixar aqui alguns canais no youtube que ensinam coreano, assim como, aspectos culturais também. Ainda não é a lista completa, pois isso é assunto para outro post. Aposto que vão amar!

Aprendendo Coreano com a Aileen.

Esses três canais são incríveis, o último inclusive o De Prosa na Coreia é meu canal preferido, participei inclusive da primeira Semana da Coreia e AMEI ♡ Eu gostaria muito de ter tido a oportunidade de me matricular no curso que eles criaram, mas infelizmente, não pude. Mas, acredito que ainda dê certo e eu vou aprender coreano, sim!

Enfim, até a próxima aventura. Beijinhos.

Sites importantes de pesquisa:

Redes Sociais ⏏
Facebook: @doutroladodomundo1
Instagram: @doutroladodomundo
Twitter: @evacadeoadao



You Might Also Like

0 comentários

Instagram