Doramas: O que são? O que comem? Onde vivem?

12:05

Drama do dia: "Boys Over Flowers". Foto: Pinterest
Certamente se você é um fã da cultura asiática no geral, já deve ter ouvido falar dos famigerados: DORAMAS. Mas, o que são? São séries asiáticas? São novelas? Bom, se você teve essas dúvidas, não se preocupe que iremos saná-las neste momento. Pega a visão!



Doramas ou, simplesmente, dramas são as novelas asiáticas, podendo ser dividas em gêneros (comédia romântica, ação, policial, etc) e classes (dramas coreanos, dramas chineses, dramas japoneses). Sim, são novelas!

Elas podem ser confundidas com séries pelo fato de que a grande maioria tem de 15 à 20 episódios (os dramas chineses e alguns japoneses tendem a ser mais longos com até 50 capítulos, um ou outro drama coreano épico também pode ter esse número), chegando até uma hora por episódio e são lançados de semana em semana ou a cada duas semanas, depende.

As séries são programas televisivos com um número de episódios pré-definidos anteriormente, porém, dependendo do sucesso de cada “temporada” (o termo é “temporada”, pois tem muito a ver com o fato de que as estréias ocorrem geralmente em determinadas épocas, como o outono nos EUA – primavera aqui no Brasil), a série é renovada com pequenas alterações para manter o interesse do público. Já temos aí, então, uma diferença dos doramas: dificilmente há temporadas nos dramas. Eles podem sim ter, mas são casos especiais e únicos, não é dá natureza dos doramas ter várias temporadas, independente do seu sucesso.

Agora que você sabe que são novelas, vamos às diferenças das nossas novelas brasileiras e novelas asiáticas.

Resultado de imagem para boys over flowers gif

As novelas brasileiras são exibidas diariamente, com cada capítulo tendo cerca de 40 minutos e ela dura meses, os doramas como já dito a cima tem cerca de 20 episódios com até uma hora cada (em exceção os mini dramas que tem cerca de 15 minutos e 15 episódios ou 3 episódios de até 1 hora).  Outra diferença é realmente o roteiro.

Nas nossas conhecidas novelas aqui há diversos núcleos, com diversas histórias que podem comunicar-se entre si ou não, mas geralmente, formam uma teia de retalhos formando a principal, quanto aos dramas temos apenas um núcleo com histórias secundárias sendo criadas em torno deles, mas sempre são mais superficiais (superficial no sentido de que é pouco explorado, mesmo quando são muito boas).

Uma marca registrada dos doramas que se você inclusive perguntar para uma doramática de plantão é o DRAMA. Sim, há muito drama dramático mesmo! Inclusive é quase como uma receitinha de bolo, mas isso eu vou deixar para um próximo post.


Muito obrigada por me acompanhar nessa jornada, nos vemos na próxima! Bye bye ♥


Para ler a resenha do drama do dia acesse Dramas Lovers ♡

You Might Also Like

1 comentários

  1. Muito interessante isso, não sabia! Amei o post.
    Beijinhooos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir

Instagram