Do outro lado do mundo - história

13:43


Olá! Tudo bem? É um enorme prazer começar essa jornada. Acredito que na verdade não sou eu a acompanhar vocês, mas sim, o contrário. São vocês que irão me ver e acompanhar nessa maravilhosa jornada pelo mundo asiático oriental. ❤

Vou começar contando o que significa a imagem do cabeçalho do blog: um dragão chinês, uma sakura e um cadeado enfeitado. O blog "Do outro lado do mundo" nasceu do meu desejo de escrever sobre algo que gosto muito: a cultura asiática. O dragão representa a China, a sakura representa o Japão e o cadeado representa a Coréia do Sul. Vou explicar como nasceu o meu interesse e amor por cada lugar.

Assisti animes e tokusatsus desde pequena, meu primeiro amor platônico inclusive foi o personagem Tsubasa de Captain Tsubasa (no Brasil era Super Campeões Road 2002 se não me engano). Acreditem, eu queria que o anime fosse de verdade para poder viver lá, mas na época aquilo era apenas um "desenho". Minha tia é mestiça (casada com o irmão do meu pai), então me lembro de que quando ela mandava cartões e cartas para minha mãe, eu passava horas lendo e relendo os endereços, desenhando os selos, copiando as letras japonesas. Ela me deu uma blusa de presente, usei ela até que estivesse tão puída que minha mãe teve de jogar fora e eu chorei. 

Resultado de imagem para monte fuji japão

Quando eles voltaram ao Brasil, eu ficava horas na casa dela olhando para tudo o que tinham trazido de lá, os brinquedos, as roupas. Eu estava encantada. Ao crescer Naruto entrou em minha vida e ai me tornei uma verdadeira fã de animes e mangás, desde então, minha curiosidade pelo Japão aumentou e comecei a conhecer a cultura que tanto me atraía e me puxava como um imã.

Minha história com a Coreia é bem recente. No meio do ano passado conheci os chamados doramas em um canal do youtube, comecei a assistir bem sem pretensão, mas a cada episódio e cada dorama diferente que eu assistia, eu me apaixonava mais e mais. Eu amo dramas japoneses e chineses, mas foram os coreanos que me fizeram amar a cultura. Eu os achei tão diferentes, a língua parece que canta aos meus ouvidos e a história do país é surpreendente. Em menos de 50 anos eles cresceram e se tornaram uma sociedade em ascensão no mundo moderno, mas sempre com um toque do antigo que me deixa apaixonada. 

Imagem relacionada

Comecei como uma simples telespectadora de doramas, mas fui sendo ganha. A música coreana é algo que me atraí muito também, minha banda favorita inclusive é coreana: CNBlue! Eu adoro outras bandas e tudo, mas nada como os meus oppas lindos. ♥♥<3 p="">

Já a China, creio que aconteceu por tabela, pois em determinados momentos a cultura destes países se cruza com a grandiosa China. Contudo, desde cedo, eu já achava a cultura chinesa surpreendente. Lembro que alugava os filmes mais antigos do incrível Jack Chan só para passar horas maravilhada com artes marciais, a história antiga, os costumes. A China a meu ver sempre foi envolta por uma mística muito grande.

Além disso, um dos meus sonhos desde menina é conhecer a Muralha da China. Isso começou quando eu soube que ela podia ser vista do espaço, foi como se eu pudesse ver Deus através disso, ou melhor, Ele me ver. É bem bobo, mas é algo muito significativo para mim.

Resultado de imagem para muralha da china vista do satelite

Meu filme favorito também é Mulan (sim, uma animação!) e não apenas pela grande guerreira que entra numa guerra com o risco de ser morta se fosse descoberta sendo mulher, tudo isso, por seu pai (o que já vale a pena), mas também pelo contexto histórico e cultural. 


Enfim, o "Do outro lado do mundo" vai tratar sobre isso. Quesitos históricos e culturais dessas civilizações incríveis, também trarei pontos negativos e considerações que não são tão legais, pois em tudo, devemos ver a verdade e deixar idealizações, em todo lugar há defeitos e a sinceridade quanto a isso é que deixa tudo muito mais real.

A flor de cerejeira, a Sakura, no Japão tem inúmeros significados e lendas, mas contudo, ela trata também da esperança, algo como sempre após um tempo sombrio e gélido tudo irá florir, tudo vai dar certo e mesmo que dure pouco e seja breve é tão perfeito. O Dragão Chinês ou Oriental, é associado ao povo desde muito cedo, era a marca do poder do Imperador, tendo lendas mitológicas que dizem que foi um dos quatro animais convocados para construir o mundo, ainda hoje ele significa força para os chineses.

Quanto ao cadeado para significar a Coreia do Sul, devo dizer que é algo um pouco mais especial para mim do que um símbolo mesmo. Quem é muito fã de doramas já deve ter visto casais prenderem um cadeado na famosa Torre N de Seul fazendo votos e promessas de amor eterno. Quando eu vi isso e descobri o significado, eu achei tão lindo e simples. Devo ser sincera que num primeiro instante, eu achei bem estranho e como "aprisionador", mas depois pensando melhor, vi o quão lindo é esse gesto, principalmente, pois um cadeado não prende-se sozinho, é necessário certa forma para fazer isso e ainda há uma chave. Então, é necessário a vontade dos dois e a chave é a forma de dizer que há como se abrir, se libertar, há o livre arbítrio. 

Enfim, é isso! Muito obrigada por ter lido até agora e espero que você me acompanhe nessa jornada. Super beijo e até mais. 

どう もありがとうございます - Doumo arigatou gozaimasu 

谢谢 - Xie xie 

감사합니다 - Kam.sa.am.ni.da

You Might Also Like

0 comentários

Instagram